Parabéns, Ronaldo!!!
Pedro Azevedo
Cristiano Ronaldo, fenómeno do futebol mundial, cumpre hoje 40 anos. Chega a esse capítulo da sua vida com 5 Champions, 5 Bolas de Ouro, 7 campeonatos nacionais em ligas do Top 5, 1 Campeonato da Europa, 1 Liga das Nações e 923 golos em jogos oficiais, entre muitos outros títulos e distinções para ele banais mas que ficariam bem no currículo de um jogador de um patamar imediatamente inferior.
Cristiano Ronaldo não é só o desportista mais seguido por fãs em todo o mundo, ele é o jogador mais camaleónico do futebol mundial: quem não se recorda do driblador inebriante, jogador de campo inteiro e assistente por natureza (produto da excelsa escola de extremos leonina), mais tarde convertido em goleador de excelência, o maior da história do jogo que tanto nos encanta? Trocando a eficiência da esquiva pela eficácia do golo, Ronaldo, primeiro sob a orientação de Sir Alex Ferguson, soube reinventar-se, adaptar o seu jogo da espuma da espectacularidade para a consistência que só os números conferem, como se no processo tivesse cambiado o agrado que dava aos olhos do observador pela sensação de estômago bem saciado do adepto. Nesse sentido, Ronaldo é o jogador dos 5 sentidos, da visão, olfato, paladar, tacto e audição. O melhor cabeceador, o melhor rematador de pé esquerdo, ainda que naturalmente destro, o melhor goleador de pé direito, em suma, o jogador da história do futebol mundial com maior relação com o golo (a melhor ainda pertence a outro leão, Peyroteo).
Parabéns, Ronaldo, orgulho de todos os portugueses que ficam felizes com o sucesso dos seus. Homem que coloca Portugal permanentemente nas bocas do mundo, Ronaldo é também um ser humano não indiferente ao que o rodeia, aos mais desfavorecidos. Até nisto é exemplar, actuando com a discrição de quem não precisa de mais nada a não ser a satisfação que é conferida por fazer o bem. Empresário com um crescimento quântico nos últimos anos, Ronaldo vai assim também construindo admiravelmente o seu futuro fora das 4 linhas. Mas para já continua a dar-nos o prazer de o ver nos relvados, sabendo nós que isso um dia terminará. Desfrutemos então dia-a-dia do Ronaldo jogador como se não houvesse amanhã. Com o orgulho de quem teve o privilégio de ser seu contemporâneo e um dia poderá fazer passar aos netos o eco dos feitos deste sob tantos aspectos único e especial jogador da bola, que ainda faz de cada novo jogo um pedaço de história.
Adaptabilidade+versatilidade+resiliência=excelência, equação simples que explica o sucesso de Ronaldo, o homem que converteu a complexidade do jogo na simplicidade do golo.